terça-feira, março 25, 2014

Avaliação de uma WebQuest. Para não tomarmos o caminho errado.


Quando criamos uma WebQuest, em geral estamos convencidos de que produzimos algo com qualidade. Afinal, nos dedicamos com enorme afinco à atividade de criação. 

E sabemos que criar uma WebQuest dá muito trabalho, é um investimento que exige. Afinal, temos que pensar a Tarefa que tem sentido, cuidamos do Processo, para que os alunos não percam tempo adivinhando o que devem fazer, dispendemos muito tempo procurando as Fontes de informação adequadas, elaboramos proposta de Avaliação. Sem contar que produzimos textos da Introdução e da Avaliação, que devem ser concisos, mas suficientes.

O professor Jarbas Novelino Barato é um dos mais renomados especialistas brasileiros em WebQuest, além de um amigo pessoal de Bernie Dodge, criador dessa estratégia de aprendizagem. Pois o Jarbas foi solicitado, por uma professora de nome Tatiane, a avaliar uma WebQuest. Confira no blog dele o post sobre essa avaliação.

Ver o que Jarbas comentou sobre a WebQuest da Tatiana poderá ser útil a você que tem a tarefa de criar a sua WebQuest.

Uma contribuição interessante do pessoal da Escola da Futuro da USP para avaliar-se uma WebQuest está disponível on-line. Basta clicar aqui para ter acesso ao documento.

E já que falei no Jarbas, dê uma conferida em uma apresentação que ele criou para falar de taxonomia (dos objetivos educacionais) de Bloom e WebQuest.


Nenhum comentário: