Com a mudança da grade de disciplinas do Curso de Graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas, a disciplina "Informática no ensino de Ciências e Biologia" foi oferecida pela última vez no segundo semestre de 2014.
Agora, no segundo semestre de 2015, o tema do uso das tecnologias digitais no ensino de Ciências Biológicas volta na forma de uma nova disciplina, Tecnologia e Práticas Educativas em Ciências Biológicas.
A disciplina, que passa a ser oferecida no quarto período do curso, teve seu projeto formativo redesenhado.
As atividades práticas, inclusive com os estudantes criando/desenvolvendo produtos educacionais, permanecem como uma estratégia central da disciplina. É o aprender fazendo, essencial na formação de qualquer pessoa.
Atividades práticas, não restritas apenas aos estágios curriculares, como componentes curriculares, distribuídas ao longo do processo formativo, são essenciais na formação inicial de professores. Isso ficou bem destacado no Parecer CNE-CEP 2/2015 que deu origem à Resolução 02/2015 do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
A referida Resolução foi recentemente homologada pelo Senhor Ministro de Estado de Educação. Os cursos de formação de professores que se encontram em funcionamento deverão se adaptar a Resolução no prazo de 2 (dois) anos, a contar da data de sua publicação no Diário Oficial da União.
No projeto de formação da nova disciplina, a reflexão sobre o "como, o "onde" e o "quando" incorporar curricularmente as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) é questão central, evitando-se o "usar por usar", o "usar porque é moda".
No conteúdo que está previsto, alguns temas tratados na disciplina "Informática no ensino de Ciências e Biologia" foram mantidos. É o caso da WebQuest, dos objetos de aprendizagem (learning objects) e dos jogos on-line, dentre outros.
Por outro lado, o avanço das TDIC traz novos recursos e novas possibilidades para a educação. A expansão do uso de dispositivos móveis (smartphones e tablets) e das redes e mídias sociais e novos - e cada vez mais interessantes - recursos da Web 2.0 devem ser considerados pela escola, incluindo-se, obviamente, aquela que forma educadores.
A escola deve estar atenta aos chamados textos multimodais, cada vez mais usados para informar as pessoas de maneira geral, mas cuja possibilidade de utilização pelos próprios alunos, na demonstração dos saberes construído na escola, deve ser considerada por educadores.
São temas novos que trazemos na disciplina "Tecnologia e Práticas Educativas em Ciências Biológicas", na proposta de fazer a atualização (updating) da formação de futuros professores de Ciências e Biologia para o uso educacional das TDIC.
A expectativa é de que o elenco de temas e atividades proposto na disciplina provoque o melhor interesse por parte dos estudantes da disciplina, soe como "saboroso" - afinal saber é sabor - para jovens que vivem imersões em tecnologia digitais, cidadãos de uma sociedade digital.
Mas será a experiência que dirá!



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