A disciplina Tecnologia
e Práticas Educativas em Biologia, do curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, tem como possivelmente seu principal objetivo
fazer com que os estudantes se posicionem, de forma
crítica, em relação às implicações da incorporação curricular das tecnologias
digitais de informação e comunicação na escola Educação Básica contemporânea,
no contexto de internet e de mídias sociais, considerando, inclusive, o acesso
cada vez mais amplo aos dispositivos móveis. Para que possam construir
competência para a crítica os estudantes criam produtos e elaboram estratégias
de uso das TDIC em contextos de ensino de Ciências e Biologia.
Uma das experiências levadas a cabo na disciplina teve
como tema gerador a questão ambiental, tomando-se- dois motes: a COP 21, realizada
em Paris em 2015, e a Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, sobre os cuidados com a casa comum. A questão ambiental é tema
essencial na formação do biólogo e assunto na prática dos professores de
Ciências/Biologia.
Nessa experiência, os estudantes foram solicitados a elaborar um survey, junto a contatos de suas redes sociais, sobre um recorte do tema do meio ambiente que coube a cada estudante fazer, inclusive conforme seu próprio interesse. Para isso cada estudante criou um questionário disponível on-line, utilizando o Typeform,
O link do survey foi encaminhado, por cada estudante, aos seus contatos nas redes sociais e, ainda, compartilhado através do WhatsApp.
Com os dados
coletados, os estudantes analisaram os resultados e os expressaram na forma de
infográficos, gerados no Infogr.am.
No desafio da criação do
infográfico, os estudantes se viram às voltas com um novo gênero textual. O
infográfico é um texto multimodal, de uso
frequente no jornalismo em notícias diversas e comum em reportagens de divulgação
científica.
Alguns dos infográficos criados pelos estudantes são compartilhados a
seguir.
Após o nome de cada estudante e o assunto do survey que elaborou é exibido o infográfico que criou.
Após o nome de cada estudante e o assunto do survey que elaborou é exibido o infográfico que criou.
Alessandra. Pegadas ecológicas
Amanda. Coleta seletiva
Amanda. Coleta seletiva
Camila. Efeito estufa e aquecimento
Felipe. Consumo de água
Gabriela. Energias limpas
Grécia. Descarte de resíduos
Isabela Bernardini. Reciclagem do lixo
Jennifer. Sustentabilidade
Lucas. Uso cotidiano da energia elétrica
Marcella. Aedes aegypti: Dengue, Zika e Chikungunya.
Maria Clara. Consumo de água
Thais. Lixo
Thalita. Água.



Nenhum comentário:
Postar um comentário