A ideia inicial era utiliza-lo como um espaço de apoio na disciplina Informática no ensino de Ciências e Biologia, do curso de Ciências Biológicas, de forma semelhante que já adoto em disciplinas do Programa de Pós-graduação [Mestrado e Doutorado] em Educação da PUC Minas.
O blog serviria para oferecer dicas de atividades, indicações de software e outras informações sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências, no Ensino Fundamental, e de Biologia, no Ensino Médio.
Contudo, em 2014, como o fênix, o blog reaparece.
Até porque ele será o espaço de referência para a aprendizagem invertida (flipped learning) que pretendo adotar no desenvolvimento da disciplina a partir desse ano.
Para a disciplina Informática no ensino de Ciências e Biologia, trago a experiência de sala de aula invertida que acumulei no desenvolvimento da parte teórica da disciplina Oficina de Ciências I, no mesmo curso, no segundo semestre de 2013.
A sala de aula invertida (flipped classroom) esteve entre os assuntos mais comentados na área de educação em 2013 e deverá permanecer assim em 2014.
Mas em torno do "modelo" se constroem alguns mitos que precisamos desconstruir. Entendo que a desmitificação virá na medida em que mais práticas de aprendizagem invertida aconteçam nas escolas. E, com certeza, uma das melhores escolas para que isso aconteça é a que forma professores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário