Em nossa primeira atividade, em sala de aula (laboratório), discutiremos o caminho da escola da Idade Média à que podemos chamar de Idade Mídia. Os tempos são outros. E a escola também tem que ser outra.
Preparando-se para essa discussão, leia este post e veja os quatro vídeos.
Quando (nos) formamos educadores, é preciso ter consciência da realidade social, do mundo, do tempo em que essa formação se dá. (Nos) Formamos professores no século XXI, para o século XXI.
Certamente não mais (nos) formamos professores para essa sala de aula:
Certamente não somos (ou seremos) mais esse tipo de professor
Vivemos um mundo marcado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Computadores e internet são elementos naturais no nosso cotidiano.
Não mais usamos algo como isto
ou isto
para falarmos uns com os outros, para escrevermos.
Máquinas como esta
e esta
ou até mesmo esta

passa(ra)m a fazer parte de nosso cotidiano. Com elas nos comunicarmos, encontramos informações. Através delas nos expressamos.
E apesar de toda a modernidade - notadamente a tecnológica - continuamos de maneira geral a ensinar, nas escolas, como se fazia no século XIX.
Os ensaístas Alvin Toffler e sua esposa Heidi fizeram uma crítica contundente ao sistema educacional, que é praticamente universal, que simula a fábrica. É o modelo por muitos chamado de fordista-taylorista, por lembrar a linha de montagem criada por Henry Ford, quando levou em conta os ensinamentos de Taylor, sobre o gerenciamento científico.
Em uma entrevista em 1988 - é isso mesmo, há mais de 25 anos - para Bill Moyers, no programa de TV "World of Ideas", Isaac Asimov fala de computadores e escola, aprendizagem. Como que prevê redes sociais e coisas como a Wikipédia.
Se a escola avançasse na mesma velocidade que as tecnologias digitais, estaríamos hoje muito mais próximos de ter uma sala de aula como esta:
Tecnologia para isso já temos. O que nos falta, ainda, são os professores efetivamente preparados para atuarem em uma sala de aula que, mais do que lugar para ensinar, será espaço para se aprender.
Porque, sem professores preparados, o risco da utilização inadequada do computador e tecnologias associadas será grande. Os computadores estarão na escola, mas usados de forma a manter um modelo de educação que dá mostras de sua obsolescência.
Veja o vídeo a seguir. Depois vá à sua página no YouTube [http://youtu.be/IJY-NIhdw_4] e poste um comentário (reflexivo, crítico) sobre as situações representadas no vídeo.
Tecnologia para isso já temos. O que nos falta, ainda, são os professores efetivamente preparados para atuarem em uma sala de aula que, mais do que lugar para ensinar, será espaço para se aprender.
Porque, sem professores preparados, o risco da utilização inadequada do computador e tecnologias associadas será grande. Os computadores estarão na escola, mas usados de forma a manter um modelo de educação que dá mostras de sua obsolescência.
Veja o vídeo a seguir. Depois vá à sua página no YouTube [http://youtu.be/IJY-NIhdw_4] e poste um comentário (reflexivo, crítico) sobre as situações representadas no vídeo.






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